A preservação ambiental não é mais uma tendência e sim uma preocupação – tardia por sinal – da população mundial. É gritante e assustador o quanto o mundo ainda pratica o desperdício e ignora o futuro. A grande verdade é que nós já estamos sentindo na pele todo este descuido com a“Mãe Terra”. Mais do que uma conseqüência, a natureza por si só consegue ser ao mesmo tempo bela e cruel. Em momentos simultâneos alimenta e dá a vida, e em outros mata e gera sofrimento. Porém, neste cenário complexo e triste, o maior responsável por esse estrago é o Homem que na sua grande maioria ainda não está preocupado com essa questão. E não é difícil constatar este fato. Vejo a quantidade de sacos de lixo que são jogados fora diariamente no prédio em que trabalho, e penso como um número tão pequeno de pessoas pode gerar tanto lixo assim? E fiz algumas perguntas que agora compartilho com você sobre o desperdício:
1) Quantos cafezinhos você tomou em copos descartáveis hoje? Por que não utiliza uma caneca, um copo? Imagine quantos copos descartáveis vão ao lixo todos os dias, e quantos deles são reciclados?
2) Quantas impressões desnecessárias você fez hoje? Aproveite e olhe as lixeiras de seus colegas e veja quanto papel está sendo jogado fora.
3) Outro ponto interessante: olhe nas mesas do seu escritório e repare que não existem tocos de lápis. Eu comprovei! Ao longo da minha carreira só vi um colega usando e guardando um pequeno toco de lápis, e o restante sempre usando lápis grandes. E parei para refletir, qual o problema de usar toco de lápis? Lápis é madeira e madeira é árvore!
O lado positivo de tudo isso é que há pessoas que se preocupam com o tema, e mais que isso ganham seu sustento através do “lixo” despejado no meio ambiente...e tenho um exemplo de sucesso muito próximo e de orgulho que é a minha irmã – Cíntia Rosenthal – formada em Engenharia Química e que hoje é a responsável pela área de qualidade da empresa LAMIECCO (www.lamiecco.com.br), uma empresa totalmente comprometida com o meio ambiente, afinal
eles fazem algo que aparentemente é muito simples: transformam garrafas pet em laminados decorativos. Isso mesmo, os produtos são confeccionados a partir da reciclagem de garrafas PET (poliéster), com alta tecnologia de produção em um parque industrial ágil e com equipamentos de última geração.
Enfim, cuidar da Mãe Terra é mais que uma tendência, é uma necessidade. Ser moderno também é ter atitude, e utilizar a tecnologia para o bem do planeta, da humanidade. Não dá mais para fechar os olhos para esta questão.
eles fazem algo que aparentemente é muito simples: transformam garrafas pet em laminados decorativos. Isso mesmo, os produtos são confeccionados a partir da reciclagem de garrafas PET (poliéster), com alta tecnologia de produção em um parque industrial ágil e com equipamentos de última geração.Enfim, cuidar da Mãe Terra é mais que uma tendência, é uma necessidade. Ser moderno também é ter atitude, e utilizar a tecnologia para o bem do planeta, da humanidade. Não dá mais para fechar os olhos para esta questão.
E pergunto: você já está fazendo a sua parte?
Um abraço,
Milene Rosenthal
Amiga da Natureza e da Mãe Terra
Visite também: http://www.ibama.gov.br/
Um comentário:
Estou muito orgulhosa por ter uma prima tão inteligente e sensível.vou continuar acompanhando tuas colocações.Um abração. Rejane.
Postar um comentário