Essa foi a pergunta que fiz quando li o última pesquisa do IBGE que é preocupante, pois a separação é um processo doloroso para ambas as partes e se torna mais complexo ainda quando o casal tem filhos. Veja abaixo algumas informações divulgadas pelo IBGE:-Em 2007, foi registrada uma separação para cada quatro casamentos, totalizando 179.342(oficiais) onde o número de divórcios atingiu a sua maior taxa desde 1984 (ano que foi instituído oficialmente), com um crescimento superior a 200%.
- Conforme o IBGE aumento do número de divórcios se explica não somente pela pela mudança de comportamento na sociedade brasileira, mas também pela criação da Lei 11.441, de 4 de janeiro de 2007, que desburocratizou os procedimentos de separações e de divórcios consensuais, permitindo a realização da separação em qualquer tabelionato do País.
Os números não mentem. Mas o meu foco aqui está no que os números querem dizer. E dizem muito... A partir do que lemos acima podemos concluir que muitas pessoas escolheram por um caminho e depois de um tempo perceberam que não era isso que queriam para sua vida.

E quais os motivos que levam a separação e porque está aumentando nos últimos anos?
No início da relação tudo é maravilhoso...o casal se apaixona, vive intensas emoções e cada um acredita que aquele ou aquela será o grande amor da sua vida. No período do namoro há obstáculos, porém não são tão importantes, pois o casal ainda não está compartilhando a vida a dois.
Após o casamento iniciam as divergências e as diferenças acabam sobrepondo as semelhanças. Questões como educar os filhos, administrar a economia doméstica ou até mesmo planejar as férias da família se tornam um campo de conflitos onde cada um quer que sua opinião predomine e assim há um esforço em mudar a forma de pensar do outro...
De repente aquela pessoa que era a mais maravilhosa do mundo e o motivo do seu viver, se torna um vilão, e o principal motivo de seus problemas... E como ela irrita! Mas querer mudar o outro? Quando você se apaixonou, seu parceiro não tinha exatamente essas características?
Esta é uma discussão muito complexa, porém podemos entender que esse é o primeiro erro de um casal: não respeitar a individualidade do parceiro e o modo de pensar do outro. Esse é um ponto fundamental, pois o casamento se configura na relação entre duas pessoas, mas como eu disse, pessoas! E cada pessoa é um ser com seus próprios desejos, emoções e pensamentos...e que se une a uma outra pessoa para compartilhar um caminho, uma vida!
No início da relação tudo é maravilhoso...o casal se apaixona, vive intensas emoções e cada um acredita que aquele ou aquela será o grande amor da sua vida. No período do namoro há obstáculos, porém não são tão importantes, pois o casal ainda não está compartilhando a vida a dois.
Após o casamento iniciam as divergências e as diferenças acabam sobrepondo as semelhanças. Questões como educar os filhos, administrar a economia doméstica ou até mesmo planejar as férias da família se tornam um campo de conflitos onde cada um quer que sua opinião predomine e assim há um esforço em mudar a forma de pensar do outro...
De repente aquela pessoa que era a mais maravilhosa do mundo e o motivo do seu viver, se torna um vilão, e o principal motivo de seus problemas... E como ela irrita! Mas querer mudar o outro? Quando você se apaixonou, seu parceiro não tinha exatamente essas características?
Esta é uma discussão muito complexa, porém podemos entender que esse é o primeiro erro de um casal: não respeitar a individualidade do parceiro e o modo de pensar do outro. Esse é um ponto fundamental, pois o casamento se configura na relação entre duas pessoas, mas como eu disse, pessoas! E cada pessoa é um ser com seus próprios desejos, emoções e pensamentos...e que se une a uma outra pessoa para compartilhar um caminho, uma vida!Um outro ponto é que com todos os avanços tecnológicos, a mudança no estilo de vida e um mercado de trabalho cada vez mais exigente, as pessoas deixam o auto conhecimento e o seu desenvolvimento pessoal em segundo plano. E com falta do conhecimento pessoal há uma dificuldade em se entender e perceber... e se não há amadurecimento pessoal, não há amadurecimento na relações sociais e amorosas.
Realmente enxergar e assumir as dificuldades e limitações geram um certo incômodo, pois teremos que trabalhar e investir uma energia importante para o crescimento...Entretanto, algumas pessoas optam por um caminho que acreditam ser o mais fácil, e assim tranferem para o outro toda a responsabilidade dos problemas da relação. E aí, o foco do casamento, que deveria ser positivo e construtivo, se transforma num campo de batalha....
Um outro fator importante é sobre as escolhas. Durante a minha carreira sempre falei muito
sobre as escolhas, pois acredito que elas sejam decisivas para o sucesso e felicidade. O que você é e o que tem hoje é o resultado das escolhas que fez no passado, sejam elas acertadas ou não. Mas pelos seus motivos naquele momento escolheu e preferiu trilhar por caminho do que o outro. E o parceiro que está com você foi fruto da sua escolha...lembra-se?
sobre as escolhas, pois acredito que elas sejam decisivas para o sucesso e felicidade. O que você é e o que tem hoje é o resultado das escolhas que fez no passado, sejam elas acertadas ou não. Mas pelos seus motivos naquele momento escolheu e preferiu trilhar por caminho do que o outro. E o parceiro que está com você foi fruto da sua escolha...lembra-se?Percebo que algumas pessoas quando estão envolvidas emocionalmente e apaixonadas não se atentam se a pessoa que escolheu para casar está alinhada com os seus objetivos, seus ideais e sua forma de pensar. Não adianta você casar com alguém que tem planos em trabalhar no Japão se você quer abrir uma pousada na Bahia. E este exemplo parece exagero? Lhe asseguro que não. Muitos casamentos também acabam por isto! Se não há um alinhamento dos objetivos, o amor acaba, e se acaba!!
Enfim, podemos enumerar diversos motivos que levam ao término de um casamento, mas cá entre nós, conversando com outros casais não parece que é tudo igual? Sim, pois homens e mulheres sofrem as pressões dos modelos sociais, e levam para o seu casamento esses papéis. Apesar de que, com a mudança do perfil da mulher moderna, estão ocorrendo diversas mudanças. E como estão! Estava lendo uma pesquisa realizada pela revista Nova e das 5700 mulheres entrevistadas, 67% afirmaram que já traíram pelo menos uma vez! Esse é um outro assunto polêmico e complexo do mundo moderno, e que abordarei brevemente.
Como vimos esse é um assunto delicado...porém, após ler muito sobre o tema e através da minha experiência no atendimento de casais, cheguei a uma conclusão: não é a intensidade e quantidade de amor que garante o sucesso de uma casamento, mas sim a capacidade do casal em ADMINISTRAR OS CONFLITOS e usá-los para o amadurecimento e crescimento da relação. Afinal, há pessoas que se amam demais mas não conseguem viver juntas!

E para concluir, só posso dizer que precisamos acreditar e investir muito na “instituição” família, afinal é o nosso porto seguro e a base de referência para qualquer indivíduo. Mas antes é fundamental que tenhamos um crescimento pessoal constante para estarmos aptos a escolher o melhor caminho a seguir....
Um abraço,
Milene Rosenthal
Milene Rosenthal
Um comentário:
Olá, estou passando uma fase agora onde toda a vida está sendo revisada, e onde se busca o sentido para estar juntos. Na verdade, já estamos com a conversa sobre separação acontecendo. Dói bastante saber que se gosta de alguém mas por algo inexplicável os problemas da identidade individual de cada um está superando a relação e a destruindo.
[]´s flávio.
Postar um comentário