quinta-feira, 12 de junho de 2014

Existe "Namoro Moderno"?


Hoje é o Dia dos Namorados. E assistindo a uma tonelada de propagandas na mídia, me veio uma questão: "Será que o namoro está mais moderno"? Particularmente estranho um pouco quando escuto isso, pois acredito que as pessoas confundem liberdade ou quem sabe, a sua própria individualidade com modernidade. Já escutei muitos casais divulgando que são "modernos" porque permitem que sua parceira saia com amigas sozinha uma vez por semana ou "deixam" o parceiro jogar bola com os amigos no sábado de manhã. Veja, isso não é modernidade. Isso é respeitar o espaço do seu companheiro na relação. Impossível você compartilhar o tempo todo os momentos da sua vida com o seu companheiro e vice-versa. Cada um, em algum momento, terá seu próprio espaço e participará de núcleo social em que você não estará, seja no trabalho, na faculdade, e etc..

E não tenho dúvidas o quanto é saudável que as pessoas preservem seus próprios espaços, afinal namorar, noivar, casar, não devem ser encarados como uma prisão e sim como uma transformação, um amadurecimento. Dividir uma vida ou o seu tempo com alguém é algo muito sério porque implica investimento emocional. E claro, quanto menos maturidade você tem, maiores serão as chances de dar errado uma relação, afinal maturidade é auto conhecimento e se você não se conhece, como poderá oferecer o melhor de si para o outro?

Aquela história de que ninguém é de ninguém, procede. A única pessoa que te pertence é você mesmo. E se quiser prender alguém a você, sinceramente, só conseguirá através do cultivo de sentimentos positivos que levem ao amor. E qual a receita? Buscar o crescimento a cada dia como pessoa e usar cada dificuldade, cada conflito, como uma aprendizado para ser melhor. Como diz sabiamente o Quintana, é preciso deixar seu jardim bonito para as borboletas aparecerem...  

Não acredito que as relações e o amor propriamente dito esteja mais moderno...No século passado e neste século, as pessoas que amam se comportam da mesma forma, afinal  querem estar juntos e compartilhar bons momentos da vida com o seu parceiro. E quanto a esses casais que são mais liberais? Sim, não tenho dúvidas que há relações com regras mais flexíveis e que não seguem o protocolo tradicional, e pasmem, dão certo! Porém é importante advertir que, para ter esse tipo de relacionamento, é muito importante que o casal tenha muita maturidade, pois poderão colocar em risco a sua própria relação em consequência de atitudes ou regras mal pensadas. É fundamental que as pessoas respeitem suas limitações e que em muitos momentos poderão "não aguentar" as consequências de uma relação mais liberal.

Mas, inevitavelmente, o  que realmente mudou é que hoje com toda a tecnologia disponível e as redes sociais bombando, as pessoas conseguem se achar e se comunicar de forma mais ágil, e claro, conseguem obter o perfil completo do seu amado em segundos pela web... Humm, e ás vezes isso dá uma encrenca! 



(FONTE: TIRINHA TIRADA DO SITE http://meme.yahoo.com/comunicadores/p/vFEaRf0/)

Amor moderno? Sinceramente, apesar de apreciar todos os avanços tecnológicos, neste caso espero que a receita não mude. Afinal quem ama sabe o quanto é bom ter esse sentimento e não troca ele por nada nesse mundo!

Feliz Dia dos Namorados!

Um abraço,
Milene Rosenthal

4 comentários:

Anônimo disse...

Adorei seu post! E realmente ninguém é de ninguém. Triste são as pessoas que acham que são donas das outras... Parabéns pelo BLOG, bjs Daniela Setta

Maria Cristina Ramos Britto disse...

Boa tarde, Milene, parabéns pelo blog. Sou psicóloga com especialização em TCC e escrevo o blog Psicologia e Saúde: http://psicologiaevidasaudavel.blogspot.com/. Espero que possamos fazer contato, meu e-mail é cristinarbritto@yahoo.com.br.

Abraço,
Cristina

Anônimo disse...

Olá, Bom dia Milene. Sou Psicologa, faço pós em psicopedagogia, e trabalho com TCC. Acessei o site psicolink, pois me interessei pela proposta assim que vi divulgação no jornal O Globo. Eu atendo em consultório particular, mas como moro no interior do RJ acho que seria uma boa maneira de mais pessoas conhecerem o meu trabalho, pois, também estou com um projeto para Zona Sul no RJ. Me cadastrei no site segunda-feira dia 27/06 e até hoje não recebi um email de retorno. Gostaria de saber se o site esta em funcionamento. Gostei muito do seu blog.

abçs Laura

Anônimo disse...

Adorei! Você está correta, amor é algo imutável e nenhuma tecnologia vai mudar isso! Parabéns pelo post... Fernanda