Hoje é o Dia dos Namorados. E assistindo a uma tonelada de propagandas na mídia, me veio uma questão: "Será que o namoro está mais moderno"? Particularmente estranho um pouco quando escuto isso, pois acredito que as pessoas confundem liberdade ou quem sabe, a sua própria individualidade com modernidade. Já escutei muitos casais divulgando que são "modernos" porque permitem que sua parceira saia com amigas sozinha uma vez por semana ou "deixam" o parceiro jogar bola com os amigos no sábado de manhã. Veja, isso não é modernidade. Isso é respeitar o espaço do seu companheiro na relação. Impossível você compartilhar o tempo todo os momentos da sua vida com o seu companheiro e vice-versa. Cada um, em algum momento, terá seu próprio espaço e participará de núcleo social em que você não estará, seja no trabalho, na faculdade, e etc..
E não tenho dúvidas o quanto é saudável que as pessoas preservem seus próprios espaços, afinal namorar, noivar, casar, não devem ser encarados como uma prisão e sim como uma transformação, um amadurecimento. Dividir uma vida ou o seu tempo com alguém é algo muito sério porque implica investimento emocional. E claro, quanto menos maturidade você tem, maiores serão as chances de dar errado uma relação, afinal maturidade é auto conhecimento e se você não se conhece, como poderá oferecer o melhor de si para o outro?
Aquela história de que ninguém é de ninguém, procede. A única pessoa que te pertence é você mesmo. E se quiser prender alguém a você, sinceramente, só conseguirá através do cultivo de sentimentos positivos que levem ao amor. E qual a receita? Buscar o crescimento a cada dia como pessoa e usar cada dificuldade, cada conflito, como uma aprendizado para ser melhor. Como diz sabiamente o Quintana, é preciso deixar seu jardim bonito para as borboletas aparecerem...
Não acredito que as relações e o amor propriamente dito esteja mais moderno...No século passado e neste século, as pessoas que amam se comportam da mesma forma, afinal querem estar juntos e compartilhar bons momentos da vida com o seu parceiro. E quanto a esses casais que são mais liberais? Sim, não tenho dúvidas que há relações com regras mais flexíveis e que não seguem o protocolo tradicional, e pasmem, dão certo! Porém é importante advertir que, para ter esse tipo de relacionamento, é muito importante que o casal tenha muita maturidade, pois poderão colocar em risco a sua própria relação em consequência de atitudes ou regras mal pensadas. É fundamental que as pessoas respeitem suas limitações e que em muitos momentos poderão "não aguentar" as consequências de uma relação mais liberal.
Mas, inevitavelmente, o que realmente mudou é que hoje com toda a tecnologia disponível e as redes sociais bombando, as pessoas conseguem se achar e se comunicar de forma mais ágil, e claro, conseguem obter o perfil completo do seu amado em segundos pela web... Humm, e ás vezes isso dá uma encrenca!
(FONTE: TIRINHA TIRADA DO SITE http://meme.yahoo.com/comunicadores/p/vFEaRf0/)
Amor moderno? Sinceramente, apesar de apreciar todos os avanços tecnológicos, neste caso espero que a receita não mude. Afinal quem ama sabe o quanto é bom ter esse sentimento e não troca ele por nada nesse mundo!
Feliz Dia dos Namorados!
Um abraço,
Milene Rosenthal



4 comentários:
Adorei seu post! E realmente ninguém é de ninguém. Triste são as pessoas que acham que são donas das outras... Parabéns pelo BLOG, bjs Daniela Setta
Boa tarde, Milene, parabéns pelo blog. Sou psicóloga com especialização em TCC e escrevo o blog Psicologia e Saúde: http://psicologiaevidasaudavel.blogspot.com/. Espero que possamos fazer contato, meu e-mail é cristinarbritto@yahoo.com.br.
Abraço,
Cristina
Olá, Bom dia Milene. Sou Psicologa, faço pós em psicopedagogia, e trabalho com TCC. Acessei o site psicolink, pois me interessei pela proposta assim que vi divulgação no jornal O Globo. Eu atendo em consultório particular, mas como moro no interior do RJ acho que seria uma boa maneira de mais pessoas conhecerem o meu trabalho, pois, também estou com um projeto para Zona Sul no RJ. Me cadastrei no site segunda-feira dia 27/06 e até hoje não recebi um email de retorno. Gostaria de saber se o site esta em funcionamento. Gostei muito do seu blog.
abçs Laura
Adorei! Você está correta, amor é algo imutável e nenhuma tecnologia vai mudar isso! Parabéns pelo post... Fernanda
Postar um comentário