segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

Fique por dentro:Conheça as doenças psicológicas da modernidade

Há uma frase célebre que diz: “De louco todo mundo tem um pouco”, e realmente não há como discordar, afinal só nós mesmos sabemos quantas coisas malucas passam pela a nossa cabeça e felizmente ficam aqui dentro! 
A “normalidade” é um conceito muito complexo, pois irá depender basicamente das referências que temos para comparar uma ação, um pensamento. Entretanto, qualquer comportamento que tenha característica exagerada, desequilibrada e que acarretem conseqüências negativas para a própria pessoa e para os outros, não pode ser ignorada e deve ser olhada com atenção.
E cada vez mais estão aparecendo novas doenças psicológicas... Elas que já existem desde origem humana, agora estão se adaptando a uma nova linguagem e com novos conteúdos.

Nestes últimos dias, conversando com um amigo, ele justamente me perguntou sobre essa questão - se os profissionais da área de saúde mental já estão pensando sobre o futuro das doenças psicológicas e principalmente, e se eles estão se preparando para as novas demandas... Apenas uma correção: demandas que já estão acontecendo!!!


Felizmente, nós profissionais da saúde mental, estamos atentos a todas estas mudanças e nos atualizando. Hoje as doenças campeãs de procura para ajuda psicológica são indiscutivelmente a depressão, a síndrome do pânico, TOC ( transtorno obsessivo compulsivo) e dependência de drogas. 

Entretanto, convido você a conhecer (se já não conhece) algumas patologias que precisamos estar atentos e já que os números de pessoas afetadas estão aumentando a cada dia...


1. DOENÇAS LIGADAS A IMAGEM CORPORAL E A BUSCA DA BELEZA

1.1 DISMORFIA CORPORAL

(fonte:www.psiqweb.com.br) 
Você já deve ter visto na mídia algumas pessoas que possuem essa patologia que ocorre quando a pessoa se vê diferente daquilo que os outros a vêem. Transtorno Dismórfico Corporal é caracterizado pela preocupação com um imaginado defeito na aparência. Se uma ligeira anomalia física está presente, a preocupação do indivíduo é acentuadamente excessiva. A preocupação causa sofrimento clinicamente significativo ou prejuízo no funcionamento social ou ocupacional ou em outras áreas importantes da vida do indivíduo. Michael Jackson e Jocelyn Wildenstein são exemplos práticos dessa patologia.
 
1.2 VIGOREXIA
(fonte:www.psiqweb.com.br)
A adicção ou dependência ao exercício, também chamada de Vigorexia ou Overtraining é um transtorno no qual as pessoas realizam práticas esportivas de forma continua, com uma valorização praticamente religiosa (fanatismo) ou a tal ponto de exigir constantemente seu corpo sem importar com eventuais conseqüências ou contra-indicações, mesmo medicamente orientadas.A Vigorexia está nascendo no seio de uma sociedade consumista, competitiva, frívola até certo ponto e onde o culto à imagem acaba adquirindo, praticamente, a categoria de religião.


1.3 ANOREXIA
(fonte:www.psiqweb.com.br)
As características essenciais da Anorexia Nervosa são a recusa do paciente a manter um peso corporal na faixa normal mínima associado à um temor intenso de ganhar peso. Na realidade, trata-se de uma perturbação significativa na percepção do esquema corporal, ou seja, da auto-percepção da forma e/ou do tamanho do corpo e, assim sendo, a recusa alimentar é apenas uma conseqüência dessa distorção doentia do esquema corporal.
A perda de peso nas pessoas com Anorexia Nervosa é obtida, principalmente, através da redução do consumo alimentar total, embora alguns pacientes possam começar "o regime" excluindo de sua dieta aquilo que percebem como sendo alimentos altamente calóricos. De modo geral, a maioria dos pacientes termina com uma dieta muito restrita, por vezes limitada a apenas alguns poucos tipos de alimentos. Nos casos mais graves o paciente adota métodos adicionais de perda de peso, os quais incluem auto-indução de vômito, uso indevido de laxantes ou diuréticos e prática de exercícios intensos ou excessivos.


As pessoas com este transtorno têm muito medo de ganhar peso ou ficar gordos e este medo geralmente não é aliviado pela perda de peso. Na verdade, a preocupação com o ganho ponderal freqüentemente aumenta à medida que o peso real diminui.
Alguns deles acham que têm um excesso de peso global, independentemente dos resultados contrários da balança. Outros percebem que estão magros, mas ainda assim se preocupam com o fato de certas partes de seu corpo, particularmente abdômen, nádegas e coxas, estarem "muito gordas".


2. DOENÇAS LIGADAS AO USO DA TECNOLOGIA
(fonte:www.psiqweb.com.br)


2.1 Transtorno do sono.


A maior queixa dos indivíduos que estão sempre conectados é a ausência de sono. Para alguns internautas a troca da noite pelo dia é muito simples e quase inevitável, afinal a internet NUNCA para, e essas pessoas tem a necessidade de estarem se atualizando a cada segundo. Entretanto, a falta de sono poderá prejudicar e muito, pois a grande maioria das pessoas tem rotinas importantes a fazer no outro dia. Essa foto ao lado foi tirada de uma japonesa no metrô, e nos mostra o quanto está grave essa questão...! Para conviver com a falta crônica de sono os japoneses desenvolveram a arte do Inemuri, que é o aproveitamento do tempo de deslocamento para fazer aquilo que não fizeram durante a noite e para isto eles empregam dispositivos bizarros que os permitem dormir em pé no metrô.

2.2 Nomofobia


É uma ansiedade exagerada (percebida ou não) que acarreta a pessoa pela falta de conexão eletrônica, seja através do celular ou da Internet. Caso queira realizar o teste para saber se você está "viciado" no mundo cybernético, acesse o post "Você é viciado em Internet? Faça o teste e descubra...."

3. DOENÇAS LIGADAS AO AUMENTO NA EXPECTATIVA DE VIDA (AVANÇO DA MEDICINA)
(fonte:http://www.alzheimermed.com.br)

3.1 MAL DE ALZHEIMER

Quanto maior a expectativa de vida, maior também as chances do indivíduo desenvolver doenças relacionadas a velhice, como é o caso do Mal de Alzheimer.

A doença de Alzheimer é uma doença degenerativa, progressiva que compromete o cérebro causando: diminuição da memória, dificuldade no raciocínio e pensamento e alterações comportamentais.

Definida por muitos como “mal do século”, é ainda pouco conhecida em nosso meio e tem efeito devastador sobre a família e o doente.

Tida como uma doença rara, conhecida erroneamente como “esclerose” pela população em geral, a doença de Alzheimer representa para a comunidade sério ônus social e econômico.

O mal de Alzheimer pode manifestar-se já a partir dos 40 anos de idade, sendo que a partir dos 60 sua incidência se intensifica de forma exponencial. Os sintomas mais comuns são: perda gradual da memória, declínio no desempenho para tarefas cotidianas, diminuição do senso crítico, desorientação têmporo-espacial, mudança na personalidade, dificuldade no aprendizado e dificuldades na área da comunicação.

6 comentários:

Raquel Espigado disse...

Milene,

ÓTIMO esse post. Pensamos sempre que isso está longe de nós, que nunca acontecerá na nossa família, mas é olhar para o lado e ver que não está assim tão distante e sim, cada vez mais perto. As fotos da Dismorfia Corporal e Vigorexia são IMPRESSIONANTES. O que eu me questiono, no caso da Dismorfia é: QUE TIPO DE PROFISSIONAL FAZ ISSO COM UMA PESSOA? Esse tipo de profissional deveria perder a licença médica.

Parabéns pelo blog.

Abraços,

Anônimo disse...

Otimo Milene .... Nomofobia ?? Estou pensando em fazer o teste, mas confesso que tenho receio do resultado .
Abs

Claudio Tasselli

Rosana disse...

Muito bom o artigo, Milene!

Sempre com assuntos muito interessantes e inerentes à nossa realidade.

Não sei se cabe aqui mas cito uma outra doença que não é "moderna" mas que percebi que vem ganhando cada vez mais destaque na mídia - a Psicopatia, sendo considerada pela OMS como uma patologia, e próxima do dia-a-dia de muitas pessoas.

Quanto à dismorfia por vc citada, vejo-a como fruto também da mídia, que cada vez mais cria conceitos e modelos que acabam por muito influenciar os mais suscetíveis à doença.

Parabéns!
Bjs

Psicologia Clinica disse...

Oi Milene, Parabéns pelo Blog!
Tenho minha sogra que mora comigo e tem Alzheimer, esta com 86 anos. É bem complicado!
Um cunhado que tb mora comigo com 55 anos e tem esquizofrenia.

bjs
Marisa

Anônimo disse...

boa noite existe alguma doença chamada milela ou milene?

Milene Rosenthal disse...

Olá!
Eu desconheço. Caso ache alguma informação, me avise! Será interessante conhecer uma doença com meu nome.. :-)
Um abraço,
Milene Rosenthal