Há uma frase célebre que diz: “De louco todo mundo tem um pouco”, e realmente não há como discordar, afinal só nós mesmos sabemos quantas coisas malucas passam pela a nossa cabeça e felizmente ficam aqui dentro! A “normalidade” é um conceito muito complexo, pois irá depender basicamente das referências que temos para comparar uma ação, um pensamento. Entretanto, qualquer comportamento que tenha característica exagerada, desequilibrada e que acarretem conseqüências negativas para a própria pessoa e para os outros, não pode ser ignorada e deve ser olhada com atenção.
E cada vez mais estão aparecendo novas doenças psicológicas... Elas que já existem desde origem humana, agora estão se adaptando a uma nova linguagem e com novos conteúdos.
Nestes últimos dias, conversando com um amigo, ele justamente me perguntou sobre essa questão - se os profissionais da área de saúde mental já estão pensando sobre o futuro das doenças psicológicas e principalmente, e se eles estão se preparando para as novas demandas... Apenas uma correção: demandas que já estão acontecendo!!!
Felizmente, nós profissionais da saúde mental, estamos atentos a todas estas mudanças e nos atualizando. Hoje as doenças campeãs de procura para ajuda psicológica são indiscutivelmente a depressão, a síndrome do pânico, TOC ( transtorno obsessivo compulsivo) e dependência de drogas.
Entretanto, convido você a conhecer (se já não conhece) algumas patologias que precisamos estar atentos e já que os números de pessoas afetadas estão aumentando a cada dia...
1. DOENÇAS LIGADAS A IMAGEM CORPORAL E A BUSCA DA BELEZA
1.1 DISMORFIA CORPORAL
(fonte:www.psiqweb.com.br)
Você já deve ter visto na mídia algumas pessoas que possuem essa patologia que ocorre quando a pessoa se vê diferente daquilo que os outros a vêem. Transtorno Dismórfico Corporal é caracterizado pela preocupação com um imaginado defeito na aparência. Se uma ligeira anomalia física está presente, a preocupação do indivíduo é acentuadamente excessiva. A preocupação causa sofrimento clinicamente significativo ou prejuízo no funcionamento social ou ocupacional ou em outras áreas importantes da vida do indivíduo. Michael Jackson e Jocelyn Wildenstein são exemplos práticos dessa patologia.1.2 VIGOREXIA
(fonte:www.psiqweb.com.br)
A adicção ou dependência ao exercício, também chamada de Vigorexia ou Overtraining é um transtorno no qual as pessoas realizam práticas esportivas de forma continua, com uma valorização praticamente religiosa (fanatismo) ou a tal ponto de exigir constantemente seu corpo sem importar com eventuais conseqüências ou contra-indicações, mesmo medicamente orientadas.A Vigorexia está nascendo no seio de uma sociedade consumista, competitiva, frívola até certo ponto e onde o culto à imagem acaba adquirindo, praticamente, a categoria de religião.1.3 ANOREXIA
(fonte:www.psiqweb.com.br)
As características essenciais da Anorexia Nervosa são a recusa do paciente a manter um peso corporal na faixa normal mínima associado à um temor intenso de ganhar peso. Na realidade, trata-se de uma perturbação significativa na percepção do esquema corporal, ou seja, da auto-percepção da forma e/ou do tamanho do corpo e, assim sendo, a recusa alimentar é apenas uma conseqüência dessa distorção doentia do esquema corporal.
A perda de peso nas pessoas com Anorexia Nervosa é obtida, principalmente, através da redução do consumo alimentar total, embora alguns pacientes possam começar "o regime" excluindo de sua dieta aquilo que percebem como sendo alimentos altamente calóricos. De modo geral, a maioria dos pacientes termina com uma dieta muito restrita, por vezes limitada a apenas alguns poucos tipos de alimentos. Nos casos mais graves o paciente adota métodos adicionais de perda de peso, os quais incluem auto-indução de vômito, uso indevido de laxantes ou diuréticos e prática de exercícios intensos ou excessivos.


As pessoas com este transtorno têm muito medo de ganhar peso ou ficar gordos e este medo geralmente não é aliviado pela perda de peso. Na verdade, a preocupação com o ganho ponderal freqüentemente aumenta à medida que o peso real diminui.
Alguns deles acham que têm um excesso de peso global, independentemente dos resultados contrários da balança. Outros percebem que estão magros, mas ainda assim se preocupam com o fato de certas partes de seu corpo, particularmente abdômen, nádegas e coxas, estarem "muito gordas".
2. DOENÇAS LIGADAS AO USO DA TECNOLOGIA
(fonte:www.psiqweb.com.br)
2.1 Transtorno do sono.

2.2 Nomofobia
(fonte:www.psiqweb.com.br)
2.1 Transtorno do sono.

A maior queixa dos indivíduos que estão sempre conectados é a ausência de sono. Para alguns internautas a troca da noite pelo dia é muito simples e quase inevitável, afinal a internet NUNCA para, e essas pessoas tem a necessidade de estarem se atualizando a cada segundo. Entretanto, a falta de sono poderá prejudicar e muito, pois a grande maioria das pessoas tem rotinas importantes a fazer no outro dia. Essa foto ao lado foi tirada de uma japonesa no metrô, e nos mostra o quanto está grave essa questão...! Para conviver com a falta crônica de sono os japoneses desenvolveram a arte do Inemuri, que é o aproveitamento do tempo de deslocamento para fazer aquilo que não fizeram durante a noite e para isto eles empregam dispositivos bizarros que os permitem dormir em pé no metrô.
2.2 Nomofobia
É uma ansiedade exagerada (percebida ou não) que acarreta a pessoa pela falta de conexão eletrônica, seja através do celular ou da Internet. Caso queira realizar o teste para saber se você está "viciado" no mundo cybernético, acesse o post "Você é viciado em Internet? Faça o teste e descubra...."
3. DOENÇAS LIGADAS AO AUMENTO NA EXPECTATIVA DE VIDA (AVANÇO DA MEDICINA)
(fonte:http://www.alzheimermed.com.br)
3.1 MAL DE ALZHEIMER
3. DOENÇAS LIGADAS AO AUMENTO NA EXPECTATIVA DE VIDA (AVANÇO DA MEDICINA)
(fonte:http://www.alzheimermed.com.br)
3.1 MAL DE ALZHEIMER
Quanto maior a expectativa de vida, maior também as chances do indivíduo desenvolver doenças relacionadas a velhice, como é o caso do Mal de Alzheimer.

A doença de Alzheimer é uma doença degenerativa, progressiva que compromete o cérebro causando: diminuição da memória, dificuldade no raciocínio e pensamento e alterações comportamentais.
Definida por muitos como “mal do século”, é ainda pouco conhecida em nosso meio e tem efeito devastador sobre a família e o doente.
Tida como uma doença rara, conhecida erroneamente como “esclerose” pela população em geral, a doença de Alzheimer representa para a comunidade sério ônus social e econômico.
O mal de Alzheimer pode manifestar-se já a partir dos 40 anos de idade, sendo que a partir dos 60 sua incidência se intensifica de forma exponencial. Os sintomas mais comuns são: perda gradual da memória, declínio no desempenho para tarefas cotidianas, diminuição do senso crítico, desorientação têmporo-espacial, mudança na personalidade, dificuldade no aprendizado e dificuldades na área da comunicação.


6 comentários:
Milene,
ÓTIMO esse post. Pensamos sempre que isso está longe de nós, que nunca acontecerá na nossa família, mas é olhar para o lado e ver que não está assim tão distante e sim, cada vez mais perto. As fotos da Dismorfia Corporal e Vigorexia são IMPRESSIONANTES. O que eu me questiono, no caso da Dismorfia é: QUE TIPO DE PROFISSIONAL FAZ ISSO COM UMA PESSOA? Esse tipo de profissional deveria perder a licença médica.
Parabéns pelo blog.
Abraços,
Otimo Milene .... Nomofobia ?? Estou pensando em fazer o teste, mas confesso que tenho receio do resultado .
Abs
Claudio Tasselli
Muito bom o artigo, Milene!
Sempre com assuntos muito interessantes e inerentes à nossa realidade.
Não sei se cabe aqui mas cito uma outra doença que não é "moderna" mas que percebi que vem ganhando cada vez mais destaque na mídia - a Psicopatia, sendo considerada pela OMS como uma patologia, e próxima do dia-a-dia de muitas pessoas.
Quanto à dismorfia por vc citada, vejo-a como fruto também da mídia, que cada vez mais cria conceitos e modelos que acabam por muito influenciar os mais suscetíveis à doença.
Parabéns!
Bjs
Oi Milene, Parabéns pelo Blog!
Tenho minha sogra que mora comigo e tem Alzheimer, esta com 86 anos. É bem complicado!
Um cunhado que tb mora comigo com 55 anos e tem esquizofrenia.
bjs
Marisa
boa noite existe alguma doença chamada milela ou milene?
Olá!
Eu desconheço. Caso ache alguma informação, me avise! Será interessante conhecer uma doença com meu nome.. :-)
Um abraço,
Milene Rosenthal
Postar um comentário