sábado, 11 de abril de 2009

Uma reflexão sobre a influência da TV na educação infantil

Nos dias atuais quem tem filhos sabe o quanto os pequenos estão se desenvolvendo e aprendendo de forma rápida. Conseguem absorver conceitos e conhecimentos em pouco segundos, e muitos já navegam na web com igual ou maior facilidade que os pais. Darwin tinha razão em sua teoria, e os mais velhos não tem outra saída a não ser entender essa nova geração e o quanto eles precisam ter cada vez mais esse preparo. Há duas semanas eu estava observando uma criança de 7 anos muito entretida com um Bluetooth e um celular. Perguntei a ela o que estava fazendo, e ela respondeu; “Estou tentando sincronizar o meu Bluetooth para escutar algumas músicas, mas não estou conseguindo...”Depois de uns 3 minutos ela sorriu e disse: “Consegui!”. Fiquei pensando..quando comprei meu primeiro Bluetooth tive que ler o manual de instruções, e para colocá-lo a funcionar gastei 10 minutos...A tecnologia invadiu a sociedade e fez com que as crianças, de um modo geral, estimulassem algumas áreas no cérebro que na infância, de nós adultos, provavelmente não usávamos com tanta frequência.

Mas há o outro lado da moeda e que obviamente o capitalismo não deixaria passar....afinal, esse é um excelente espaço para faturar... E assim as nossas crianças são bombardeadas com diversas opções para seu divertimento e lazer neste mundo high tech. São brinquedos eletrônicos, computadores e celulares infantis que convidam e atraem os pequenos para o que há melhor e de mais avançado. E os desenhos animados estão cada vez mais explorando essa magia do quanto se pode usar a tecnologia para conseguir o que se quer. Antes, se os personagens dos desenhos conseguiam tudo com insistência e com uma boa negociação ( bons tempos hein Pica-Pau!), hoje os personagens se transformam em máquinas que voam e soltam raios laser para atingir seus objetivos.

Mas todo esse desenvolvimento e aprendizado não é bom? Sim. Aliás, excelente! Atualmente é muito importante que o pequeno consiga acompanhar todo esse movimento e absorver os conhecimentos necessários para o dia-a-dia e principalmente, se preparar para o futuro. Porém, é necessário que os pais se atentem a uma questão muito importante: seu filho é uma criança e o seu desenvolvimento emocional e cognitivo estará acompanhando a faixa etária que está inserido. E é nesse momento que muitas vezes os pais se perdem e tem o seguinte pensamento: “Ora, seu meu filho tem condições de realizar atividades tão complexas como fazer pesquisas na web ou até mesmo programar músicas para um Bluetooth, ele também terá maturidade de lidar com situações emocionais da mesma forma..." Errado! A criança tem sim condições e habilidade de manipular e entender alguns processos que os mais velhos consideram “modernos”e às vezes nem eles mesmos conseguem resolver. Essa facilidade existe, pois a criança nasceu e cresceu inserida dentro de todos esses estímulos e com esses novos modelos.
É necessário que os pais tenham muita cautela aos exigir dos filhos um preparo emocional para entender algumas questões e administrar conflitos, afinal a criança tem um olhar infantil e dentro da sua faixa etária para compreender os acontecimentos. E mais que isso, ela tem necessidades compatíveis de uma criança inserida dentro da sua faixa etária. Como cobrar maturidade de alguém que não teve nem ao menos um tempo suficiente para vivenciar e adquirir experiência para algumas situações?

Toda essa questão parece óbvia, mas não é. Muitos pais não monitoram as atividades que os seus filhos estão inseridos. Em muitos casos percebemos que a televisão se torna uma “babysitter” e se não há um controle, ela terá acesso a uma programação rica em conteúdos inúteis que só prejudicarão a formação de seus valores. Quanto mais tempo passar na frente da telinha, mais chances terá de absorver modelos e comportamentos que assiste. E nesta fase da vida, as crianças tendem a imitar personagens e pessoas importantes para a sua vida, e as absorvem dentro da sua realidade como uma referência para suas atitudes. Lembro que quando a mídia divulgou que o Homem Aranha iria morrer em uma das suas histórias, uma criança fez o seguinte comentário: “Se o Homem Aranha morrer, eu também quero, pois assim irei encontrá-lo no céu...”

Infelizmente, no Brasil, a progamação da TV aberta, de forma geral, não está focada em programas educativos e sim em uma programação que possa gerar uma boa audiência e em consequência bons lucros com a publicidade. E quais os temas que mais vendem? Sem sombra de dúvida: violência e sexo. Em consequência, os noticiários, as novelas, e programas de auditório, usam e abusam destes temas, a qualquer hora do dia. E os pequenos, quando não tem um controle dos pais, ficam horas na frente da TV assistindo a tudo isso.

E nem os desenhos animados escapam...muitos usam a violência para atrair a atenção das crianças...e extrapolam. E qual o resultado de tudo isso? De todas as pesquisas no mundo sobre a influência da violência na TV, 100% comprovam que há influência sim no comportamento infantil. Isso nos faz pensar que, quanto mais tempo a criança estiver exposta a essa violência, mais violência ela absorverá no modo de pensar, e assim no seu comportamento. Obviamente, poderão haver outros fatores que tornam uma criança violenta, mas se já sabemos que esse é um fator de influência, por que não evitar?
Essa é uma questão que sempre gera polêmica, mas contra fatos não há argumentos, e os pais também são responsáveis pela formação intelectual dos seus filhos. Oferecer uma programação de qualidade é uma parte importante da educação dos filhos e o filtro não é definido pela rede de tv e sim pela pessoa responsável pela criança. Em alguns momentos é necessário e muito positivo delegar a educação e a diversão do pequeno para a telinha, e se bem usada, poderá ser uma ferramenta muito útil.

A idéia aqui não é censurar ou colocar a criança fora da realidade, mas sim de alertar os pais que tudo deve ter um equilíbrio e que muitas vezes um desenho, aparentemente ingênuo, pode ter conteúdos que vão totalmente contra o que os pais pensam e valorizam. Há muitos programas, jogos e desenhos com excelente qualidade e que estimulam a criatividade, inteligência, e o mais importante, ajudam a incentivar uma relação positiva da criança com o mundo e com ela mesma. Temas delicados, como sexo e violência devem ser orientados conforme o aparecimento da curiosidade da criança, mas sempre respeitando e utilizando palavras que estejam de acordo com a faixa etária.

Estimular e colocar a criança dentro de um mundo que não é próprio para ela poderá gerar inúmeros problemas, desde traumas, medos, até uma frieza com a realidade que a cerca.

Se seu filho de 9 anos já consegue programar um computador, consertar seu DVD ou até mesmo pilotar um jatinho, parabéns, ele está em pleno desenvolvimento e o futuro dele será promissor....mas não se esqueça que seu filho é uma criança e precisa aproveitar a infância ao máximo...e aproveite este momento para curtir esse mundo também e matar a saudade do que é ser criança....


Um abraço,
Milene Rosenthal

Abaixo seguem alguns links que possuem artigos interessantes sobre o tema.

http://www.ufrgs.br/psiq/vio_usod.html
http://www.pailegal.net/fatiss.asp?rvTextoId=-1048632096
http://drauziovarella.ig.com.br/artigos/violencia.asp
http://74.125.93.104/search?q=cache:qzP1-w1u2UwJ:www.bbc.co.uk/portuguese/reporterbbc/story/2008/11/081120_violencia_midia_mv.shtml+violência+na+tv+-+criança+-+bbc&cd=2&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br
http://www.bbc.co.uk/portuguese/ciencia/020329_tvdb.shtml

2 comentários:

Anônimo disse...

É isso aí prima!Gostei muito de teu comentário.Como tia sempre procurei acompanhar os interesses televisivos de meu sobrinho.Assistindo e comentando com ele.Como também procurava desligar a TV e brincar com ele acompanhando seus interesses e fantasias.Acho muito importante a presença dos pais junto a criança.
Um abração e Feliz Páscoa!

Raquel Espigado disse...

P-E-R-F-E-I-T-O!
Eu lembro que meu maior susto dessas imitaçoes de personagens foi minha sobrinha que queria dar um desses "saltos mortais" como no programa Lazy Town e caiu de cabeça no chao. Nesses momentos eh visivel que sao crianças e muito inocentes. Meu filho vai de Transformers e Homem Aranha (onde se mostra super adulto, machinho, engrossa a voz) aos palhaços "Patati e Patata" e Hello Kitty (onde libera seu lado carinhoso, meigo, atencioso). Eu deixo, fico de olho e gosto dessa diversidade dele desde cedo. Ele ve de tudo, experimenta tudo para depois dizer do que gosta ou nao. Na TV, na escola, na vida eh sempre primordial ESTAR DO LADO DOS NOSSOS FILHOS. FISICA E PSICOLOGICAMENTE.
Adorei o post...
Beijos