Como gestora de recursos humanos, sempre busco me atualizar e trazer para a empresa em que trabalho conceitos modernos e principalmente, conceitos que ajudem a desenvolver ao máximo o potencial humano. Neste momento o mercado de trabalho e as empresas estão se adaptando a Geração Y, pois é muito visível o quanto esses novos profissionais têm potencial e principalmente, muita capacidade de desenvolver rapidamente uma gama de habilidades em várias áreas. Ok, mas às vezes acho que há empresas, ou quem sabe, gestores de rh, que vivem mesmo é no mundo da Lua. Não sei se você terá paciência para ler os perfis de duas oportunidades abaixo, mas vale a pena... A primeira é de um Gestor de Novos Negócios que retirei de um famoso site de empregos da web, e o outro é o perfil exigido do pela Agência Espacial Brasileira para o cargo de Astronauta. Logo após a leitura destes textos, peço que você analise, reflita e compare essas duas oportunidades. Ao final, deixarei minhas impressões e conclusões...
VAGA: GERENTE DE NOVOS NEGÓCIOS
PERFIL DESEJADO:
- Ensino superior em andamento, preferencialmente, em Administração de Empresas, Comunicação Social ou áreas afins.
Competências e habilidades: autonomia, capacidade para agir responsavelmente e com liberdade, sem necessitar de intervenção de forças ou agentes externos. Capacidade para tomada de decisões, realizar a escolha ponderada, segura e inovadora dentre as alternativas, analisando a oportunidade e a viabilidade da decisão. Influência, implementar táticas eficazes de persuasão. Negociação, capacidade de manter entendimento, consenso e ação na consecução de objetivos comuns. Vender idéias, capacidade de persuadir com razões, argumentos ou fatos, considerando variáveis de momento, ambiente e oportunidade.
Competências comportamentais: capacidade de realização com foco em resultados, capacidade de tornar real, efetivo e existente, estabelecendo o caminho para o atingimento dos objetivos, considerando a estratégia e os relacionamentos organizacionais. Criatividade e inovação, identificação de melhorias e de novos padrões de trabalho, aproveitando oportunidades, gerando e viabilizando idéias e soluções inovadoras orientadas pelos objetivos do negócio. Espírito de equipe, desenvolver trabalhos em equipe, mantendo postura profissional, participativa e colaborativa. Flexibilidade, capacidade para entender e atuar em processos de mudança, respeitando os limites e ritmo das pessoas e da organização. É uma disposição constante para rever posições, de não temer o novo e mostrar-se aberto a receber feedback. Capacidade de resolução de problemas, buscar dados pertinentes a um problema e determinar uma solução efetiva. Comunicação, apresentar idéias claras, objetivas, consistentes e estruturadas, por escrito ou verbalmente, para grupos ou indivíduos, respeitando a realidade do receptor e certificando-se do entendimento da mensagem. Planejamento e organização, capacidade de preparar e projetar planos e programas, seguindo roteiros ou métodos determinados, distribuindo adequadamente o tempo e as tarefas. Profissionalismo, maneiras e atitudes adequadas ao ambiente de trabalho, envolvendo discrição, educação, empatia e respeito aos demais colegas.
VAGA: ASTRONAUTA
PERFIL DESEJADO:
A Agência Espacial Brasileira (AEB) exige que o candidato tenha entre 25 e 45 anos para ingressar no processo de seleção, possuir diploma de graduação de curso superior ou título de pós-graduação em Engenharia, Ciências Exatas, Biológicas, da Saúde ou da Terra, expedido por instituição civil devidamente reconhecida pelo MEC ou em Academias Militares de Formação de Oficiais. Além disso, ter pelo menos três anos de experiência profissional em uma dessas áreas após a conclusão da graduação. Também é importante ter experiência prática em pesquisa, falar e escrever em inglês e o candidato a astronauta deverá ser aprovado em exame médico espacial Classe II da NASA, realizado no Johnson Space Center, em Houston (Texas). Cursos de mergulho, pilotagem, pára-quedismo e outras atividades ligadas à profissão contam pontos para a seleção.
Competências Comportamentais: Para ser um astronauta é necessário que o profissional tenha altos níveis de dedicação e paciência. É preciso ter em mente que o trabalho em equipe é essencial e possibilita a formação de tripulações altamente integradas para lidar com um ambiente operacional, exigente e de isolamento. Além disso, outras características interessantes são:
•integridade
•competitividade equilibrada
•iniciativa e perseverança
•disponibilidade para viagens
•bom controle emocional
•habilidade de trabalhar em equipe
•habilidade de trabalhar sob pressão
•habilidade para tomar decisões imediatas
•habilidade para enfrentar o perigo físico e reagir satisfatoriamente em condições de emergência
•habilidade para suportar desconforto físico e/ou mental
•habilidade para trabalhar eficazmente em ambientes de mudanças rápidas
•adaptabilidade
E se você está começando a fazer seleção de pessoas, deixo aqui uma dica....Você se lembra daquele personagem da Hanna-Barbera, chamado "Hardy" (foto ao lado)? Ele sempre dizia: Òh céus... Òh vida... Òh azar... Se encontrar um candidato pessimista e reclamão como ele, FUJA! Saia correndo! Mesmo que ele tenha um currículo brilhante e seja tentador contratá-lo...
Competências Comportamentais: Para ser um astronauta é necessário que o profissional tenha altos níveis de dedicação e paciência. É preciso ter em mente que o trabalho em equipe é essencial e possibilita a formação de tripulações altamente integradas para lidar com um ambiente operacional, exigente e de isolamento. Além disso, outras características interessantes são:
•integridade
•competitividade equilibrada
•iniciativa e perseverança
•disponibilidade para viagens
•bom controle emocional
•habilidade de trabalhar em equipe
•habilidade de trabalhar sob pressão
•habilidade para tomar decisões imediatas
•habilidade para enfrentar o perigo físico e reagir satisfatoriamente em condições de emergência
•habilidade para suportar desconforto físico e/ou mental
•habilidade para trabalhar eficazmente em ambientes de mudanças rápidas
•adaptabilidade
Após a leitura dos dois perfis, peço que você se
coloque no papel de um selecionador, e responda a pergunta: Qual o perfil descrito acima, levando em consideração que seja necessário atender a todos os requisitos, é a mais fácil de selecionar?
coloque no papel de um selecionador, e responda a pergunta: Qual o perfil descrito acima, levando em consideração que seja necessário atender a todos os requisitos, é a mais fácil de selecionar?
Não precisamos ir muito longe para entender que, para algumas empresas e seus selecionadores o limite não é mais o céu e nem a Lua... É muito mais além! Se eu tivesse que escolher entre uma dessas vagas para trabalhar, eu escolheria com certeza a do Astronauta, pois a probabilidade de achar um profissional que atenda esse perfil é mais fácil que a do Gestor de Novos Negócios...
E com base na comparação acima, fica fácil de perceber como estão ocorrendo abusos por parte de algumas empresas em relação às exigências... Concordo que cada vez mais os requisitos estão aumentando, pois os profissionais estão se preparando muito mais, afinal a concorrência é muito maior e é necessário se destacar. Entretanto é importante que os gestores de recursos humanos tenham bom senso sobre as competências comportamentais e técnicas necessárias e definidas para cada cargo. Sabemos que muitos destes requisitos precisam ser atendidos para que os profissionais na sua função consigam desenvolver as atividades e assim atingir as metas da empresa. Mas antes de tudo é preciso entender que ainda não estamos selecionando robôs, e por isso, apesar de existir muito potencial, há limitações! Fica impossível reunir em uma só pessoa tantas habilidades e conhecimentos...
Ao longo desses 10 anos, entrevistei muitos candidatos para diversos cargos. Sempre levei em consideração os requisitos da vaga, pois sei que quanto mais requisitos o candidato atender maiores serão as chances de acertar na contratação. Mas confesso que quando entrevisto um candidato com os olhos brilhando algo me diz que as chances dele dar certo no cargo aumentam muito!
O que quero dizer é que não adianta ter formação numa faculdade de primeira linha, experiência profissional e falar 3 idiomas se a pessoa não tiver vontade de vencer, e motivação pra fazer a diferença! E o brilho dos olhos é exatamente esse, o de acreditar em si mesmo e de que tem condições de chegar lá! E você pode ter certeza de que o bom selecionador estará sempre atento a essa energia, afinal isso indica que esse profissional irá valorizar muito mais a oportunidade que lhe foi dada e assim ele também irá investir em si mesmo e na empresa com muita mais motivação... As empresas modernas não buscam mais pessoas que se destaquem, mas sim aquelas que tem a capacidade de se superar!
E se você está começando a fazer seleção de pessoas, deixo aqui uma dica....Você se lembra daquele personagem da Hanna-Barbera, chamado "Hardy" (foto ao lado)? Ele sempre dizia: Òh céus... Òh vida... Òh azar... Se encontrar um candidato pessimista e reclamão como ele, FUJA! Saia correndo! Mesmo que ele tenha um currículo brilhante e seja tentador contratá-lo...
E sobre a vaga de Gestor de Novos Negócios torço para que o selecionador acima tenha êxito neste processo, mas já adianto, meu prezado leitor, que se ele conseguir um candidato que tenha todos os requisitos solicitados, as chances de contratar um "Hardy" são de pelo menos 99%...
Um abraço,
Um abraço,
Milene Rosenthal

4 comentários:
Oi Mi, tudo bem!!! adorei o artigo..
Realmente a pressão profissional é cada vez maior e as expectativas também crescem. Mas eu adoro isso! Acho que o fruto desse primeiro perfil é essa vida multi-task que faz com que todo dia tenhamos que inovar, decidir, traçar caminhos novos, sonhar e empreender! Confesso que me identifico mais com a primeira vaga. Paciência e competividade equilibrada é pedir muito para mim. rsrs.
Adorei saber do seu blog.
Um beijão!
Dani Porto
Oi Milene!
Mais um excelente post! Achei muito pertinente os seus comentários, e te digo, já conheci muitos "hardys" e realmente é insuportavel este tipo de pessoa.
Parabéns pelo Blog,
Um abraço,
Carlos Cevilha
Oi Milene! Muito bom seu artigo e seu blog! Realmente tudo está mais complexo hoje em dia... Imagino que recrutar alguém com base nesses perfis deve ser bastante complicado, mas como empresária, infelizmente sem especialização em RH, sofro cada vez que tenho que entrevistar futuros colaboradores e constato que a formação do pessoal está deixando bastante a desejar... Com isso acho que a tendência nossa é especificar muito o que esperamos das pessoas e criar esses perfis impossíveis, realmente capazes de "criar" astronautas dentro de nossas empresas.
BTW, posso colocar um link seu no meu blog? Assim fico sempre por dentro, toda vez que entrar no meu, visito o seu :) (o meu é www.biinternational.com.br/aluno/carol).
Best wishes,
Carol Olival
sm@wsischool.com.br
Wall Street Institute
Cara Milene
Achei fantástica a sua matéria, deve ser lida e muito bem refletida pelos gestores das empresas que solicitam um perfil de executivos "heróis" com "super poderes" para salvar as metas estabelecidas dentro das empresas, talvez para cargos como de presidentes não solicitem um perfil tão apurado.
Ao mesmo tempo os profissionais de RH devem também refletir se realmente conhecem de "fatooooo" o business da empresa (tipo saber onde e como entra o dinheiro na empresa...) ou se estão apenas para tirar um pedido de uma vaga com o perfil tal e ficar discutindo o "papo cabeça", que na prática acabam contratando o que os MBA´s despejam no mercado e dizem ser o novo comportamento que o mercado exige.
Parabéns!!! Minha cara pelo tema exposto.
Rodolfo Cittadino
cittadino@pop.com.br
Postar um comentário